[Sermão] Nem direita, nem esquerda, nem centro. Sejamos católicos.

Padre Daniel Pinheiro, IBP

O Rosário encontra sua origem no início da Igreja, quando muitos começaram a recitar Ave-Marias e Pai Nossos no lugar dos 150 Salmos. O Rosário, com a forma praticamente idêntica à que conhecemos hoje, foi dado por Nossa Senhora a São Domingos. Foi a arma que ela deu contra a heresia cátara: uma heresia não materialista, mas espiritualista, heresia de direita poderíamos hoje dizer. Heresia que despreza a matéria e o corpo como se fosse mal e que afirma que existe em cada homem uma partícula da divindade, uma heresia gnóstica.

O Rosário também foi a arma dada por Nossa Senhora na vitória dos católicos contra os muçulmanos na batalha naval de Lepanto. Os católicos em todo o mundo rezavam o Terço a pedido do Papa São Pio V.

Nossa Senhora, caros católicos, esmaga as heresias e os erros. E temos inúmeros erros em nossos tempos.

Muitos, em nossos tempos, têm os olhos mais abertos para erros à esquerda: materialismo, socialismo, comunismo. Mas não vêem os erros à direita.

Está ocorrendo a formação de uma nova direita (tão nova quanto a velha) no Brasil e em algumas partes do mundo. Formação de uma direita com fundamentos gravemente errôneos, com fundamentos contrários àquilo que Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou e que a sua Igreja propaga de modo fiel pelo seu magistério constante ao longo dos séculos, pelo seu magistério infalível. Uma nova direita baseada em falsas filosofias e falsos profetas.

Interessante notar que essa direita torta começa a se desenvolver com maior vigor de uns dez anos para cá, coincidindo mais ou menos com o reconhecimento da liberdade para a Missa no Rito Romano Tradicional pelo Papa Bento XVI. Vendo, com isso, a possibilidade de nascer uma sociedade fundada sobre os bons princípios católicos e da lei natural, o inimigo tinha que infiltrar os meios católicos mais sérios. Os católicos mais sérios não se deixarão levar pelo socialismo ou esquerdismo. É pela direita que o inimigo colocará o veneno. É pela direita, com ideias tortas, que o demônio procurará manter o seu reino. O demônio não está preocupado se as almas estão no erro pela esquerda, pela direita ou pelo centro. Para ele, basta que estejam no erro. E quanto mais esse erro se assemelhar à verdade, mais ele conseguirá enganar. Para o demônio, basta que se negue uma verdade da doutrina católica. Não precisa mais do que isso. Basta ir contra a doutrina social constante da Igreja, por exemplo, defendendo o liberalismo econômico. Basta afirmar que todas as religiões são expressões distintas de uma mesma religião (defendendo a união transcendente delas), como se no fundo todas fossem expressões distintas de uma mesma verdade, o que vai contra o fato de que existe uma só revelação feita por Deus e uma só religião verdadeira, a Católica, que se opõe contraditoriamente às outras religiões (Ver o Syllabus de Pio IX e a Enc. Pascendi de São Pio X). Basta negar que o Papa é Papa. Basta apoiar a maçonaria. Basta prestar um culto de personalidade a um homem. E a nova direita não tem apenas um, mas vários erros. Bastaria um, mas tem vários.

Muitos católicos se iludem com a direita por ser anti-esquerdista, anti-socialista e anti-comunista. E combatem um erro caindo em vários outros. Isso não pode ser feito. O bom para ser bom tem que ser integralmente bom. Bonum ex integra causa diz a boa filosofia de São Tomás de Aquino. O mal para ser mal basta que tenha um defeito.

Combater o socialismo com o liberalismo, ainda que seja somente econômico é um erro grave. O liberalismo é a independência com relação a Deus. O liberalismo econômico é a independência da economia com relação às leis morais e com relação a Deus. A finalidade última da economia no liberalismo econômico se torna o lucro sem subordinação alguma à finalidade última do homem: conhecer, amar e servir Deus. (Ver Encíclicas Rerum Novarum, Divini Rdemptoris, Quadragesimo Anno, Centesimus Annus)

Muitos católicos se iludem: eu sigo essa direita em política, mas não nas ideias de teologia, de religião ou de filosofia. Ora, é claro que a política dessa nova direita deriva das ideias tortas em outros pontos como a filosofia e a religião. Não dá para separar as coisas. A atuação política dessa direita é simplesmente um meio rápido de propagar essas ideias erradas e contaminar os católicos com erros graves em todos os âmbitos. A política nada mais é do que a aplicação para a sociedade das concepções filosóficas e religiosas que a pessoa tem. Quem segue a política da nova direita seguirá necessariamente a sua filosofia errônea e a sua religião errônea, muitas vezes com capa de catolicismo exterior. Irá contra a doutrina católica.

A nova direita diz defender uma alta cultura. O que é a alta cultura? De modo interessante, a maçonaria (ver Encíclica Humanum Genus) difundiu muito as suas ideias erradas por meio de círculos culturais e literários ao longo da história. Usou como pretexto a cultura para difundir suas ideias erradas. Sob pretexto de cultura muitos erros se disseminam. Assim diz São Pio X a propósito de como os modernos espalharam e espalham seus erros (Enc. Editae Saepae): “também eles subverteram a doutrina, a lei e instituição da Igreja, tendo sempre sobre os lábios o grito de cultura e de civilização, não porque se preocupassem sobre isso, mas porque com esses nomes grandiosos podem mais facilmente esconder a malícia de seus pensamentos.” A cultura verdadeira é a cultura que leva à verdade, ao bem. Quer dizer, a verdadeira cultura leva para Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Verdade, o Bem. A verdadeira cultura se submete e favorece a lei natural e a lei divina. A verdadeira cultura é a cultura cristã católica, que admite a lei natural e a única revelação que existe: a católica. A cultura católica vai no sentido do reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo. A nova direita quer o reinado social de Cristo? Não consta que queira. Ao contrário, no espaço amplo dessa alta cultura propagada pela nova direita, pode entrar qualquer coisa, e certamente entram coisas contra a lei natural e contra a doutrina católica, que é a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A nova direita se diz conservadora e afirma que todos os conservadores devem se unir. O que é o conservadorismo? O protestante, que rejeita a autoridade da Igreja estabelecida por Deus e que estabelece, assim, um dos pilares de todo o pensamento moderno, colocando o homem no lugar de Deus, é conservador? O liberal em economia, rejeitando a submissão da economia a Deus e a suas leis, é conservador? Aquele que vai contra o aborto, mas defende a contracepção, é conservador? Aquele que se diz católico, mas sorrateiramente escapa da doutrina da Igreja dizendo-se médico, economista ou filósofo é conservador? Qualquer coisa, praticamente, pode ir entrando nesse conceito de conservador. Uma confusão generalizada é a união dos rotulados conservadores. E rotulados conservadores por quem? É uma boa pergunta. Pode o católico unir-se a um não católico para combater um mal, como o aborto, por exemplo? Sim, mas com condições precisas: os católicos não podem aprovar ou conceder nada que esteja em conflito com a revelação divina ou com a doutrina da Igreja, mesmo nas questões sociais, dizia o Santo Ofício em 5 de junho de 1948 orientando solidamente os católicos. E como dizia São Pio X (Il fermo proposito), o católico que quiser atuar de forma mais política deve se lembrar, antes de tudo, de ser em toda circunstância católico e de se mostrar verdadeiramente católico. Assim, uma união vaga e sem critérios muito bem determinados pelos católicos seria combater um erro favorecendo vários outros.

Direita e esquerda. O demônio age com as duas mãos – a esquerda e a direita – para mais facilmente dominar. Infelizmente, muitos católicos têm um problema de torcicolo, para a esquerda. Só conseguem ver os problemas na esquerda e não vêm os problemas na direita ou se vêem ficam procurando pretextos para não condenar esses erros. Não é, em geral, para a teologia da libertação que o inimigo tentará levar os católicos mais sérios que começaram a compreender as coisas. Ele tentará levar para a direita. Com erros. Às vezes bem sutis, com capa de catolicismo, claro.

Muitos católicos, infelizmente, têm se consagrado a se tornarem direitistas. Conhecem autores e autores direitistas eivados de erros. Mas não conhecem o básico da doutrina da Igreja. Não conhecem os documentos papais denunciando os erros modernos. Por isso, não têm uma visão realmente ampla e profunda dos problemas, mas veem apenas os problemas na esquerda, porque lhes torceram o pescoço para ver problemas apenas na esquerda. Falam da infiltração da esquerda, falam da conspiração esquerdista, mas não se dão conta que a infiltração contra a Igreja vem também da direita, que a direita está no mesmo plano.

Os católicos iludidos pelas ideias direitistas se entregam com frequência à política. É o centro da vida deles. E é o por aí que o erro vai se infiltrar. Pelas ideias políticas tortas é a própria religião que se perverterá. E a política está na moda. Muitos estão obcecados por ela. Esquecem-se de fazer a própria parte. Esquecem-se de se santificar e de cuidar das próprias famílias. Esquecem-se de que a alma de todo apostolado é a santidade, fundada na verdade católica íntegra. Assim também no campo político. O Cardeal Pie, grande defensor, no século XIX, da realeza social de Nosso Senhor Jesus Cristo, afirmava que a “questão social será resolvida pela questão religiosa, e a questão religiosa diz respeito sobretudo à questão do culto.” Podemos acrescentar: a questão do culto diz respeito sobretudo à questão da Missa.

Caros católicos, como pai preocupado com os filhos, digo: não sejam de direita nem de esquerda. Nem de centro. Nem de centro esquerda. Nem de centro direita. Sejam católicos. Ponto. Plenamente. Aderindo inteiramente e com toda docilidade à doutrina infalível da Santa Igreja Católica. Sem concessões. Sem orgulho. Sejam católicos. É isso que os levará à vida eterna. É isso que salvará a família de vocês. É isso que colocará ordem novamente na sociedade. Estamos vivendo muito claramente o que São Paulo disse: “virá um tempo em que (muitos) nao suportarão a sã doutrina, mas acumularão mestres em volta de si, ao sabor das suas paixões, (levados) pelo prurido de ouvir. Afastarão os ouvidos da verdade e os aplicarão às fábulas.” Acumularão mestres que dizem estar sempre certos ou que se afirmam profetas inerrantes. Ao padre, como diz São Paulo, cabe: pregar a palavra, insistir a tempo e fora de tempo, repreender, corrigir, admoestar com toda a paciência e doutrina.

Que Nossa Senhora, que esmaga os erros e as heresias, possa esmagar também esse erro que se dissemina nos meios católicos e na nossa pátria. Rezemos o Santo Rosário para que ela nos ajude.

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.