Dias de Jejum e Abstinência

Assim diz o Código de Direito Canônico:

"Cân. 1249 Todos os fiéis, cada qual a seu modo, estão obrigados por lei divina a fazer penitência; mas, para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitenciais, em que os fiéis se dediquem de modo especial à oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo ainda mais fielmente as próprias obrigações e observando principalmente o jejum e a abstinência, de acordo com os cânones seguintes.

Cân. 1250 Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas- feiras do ano e o tempo da quaresma.

Cân. 1251 Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cân. 1252 Estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado catorze anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade até os sessenta anos começados. Todavia, os pastores de almas e os pais cuidem que sejam formados para o genuíno sentido da penitência também os que não estão obrigados a lei do jejum e da abstinência, em razão da pouca idade.

Explicações a respeito do tema:


Clique na imagem para ampliar.
Como puderam ver, é dia de não comer carne TODAS AS SEXTAS FEIRAS DO ANO, no Brasil perdeu-se o costume disso, por que a CNBdoB, fez o favor de substituir a Abstinência de Carne por uma obra de caridade. O Problema é que NINGUÉM faz obra de caridade na sexta, tampouco a abstinência e poucos sabem que é nosso dever fazer. Portanto, segundo bons sacerdotes aconselha-se a não substituir a abstinência da sexta por nenhum ato, e manter a tradição da Igreja em não comer carne em todas as sextas feiras do ano. 
Algumas pessoas podem substituir a abstinência de CARNE, por outro alimento, por exemplo: VEGETARIANOS, mas para a penitência ser válida terá que ser um alimento que a pessoa goste muito, ou algo que exija um sacrifício a mais do fiel. Caso contrário, não é permitido substituir.

CAIAFARSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.