Breve Análise sobre o Verdadeiro Dom de Línguas



Como bem disse São Tomás de Aquino, Deus deu o Dom de línguas aos APÓSTOLOS para que eles pudessem evangelizar o mundo, se eles só falavam hebraico como iriam levar o evangelho ao MUNDO todo, se em todo lugar cada um fala um idioma diferente? Assim diz o doutor angélico:

“Quanto ao dom de línguas, devemos saber que como na Igreja primitiva eram poucos os consagrados para pregar ao mundo a Fé em Cristo, a fim de que mais facilmente e a muitos se anunciasse a palavra de Deus, o Senhor lhes deu o dom de línguas.” 

(Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 178).

Eis aí o porquê do dom de Línguas, ou seja IDIOMAS, basta ler Atos 2, onde fala do Dom de Línguas para perceber que refere-se a idiomas diferentes, vejam:

"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus." 
Atos 2, 1-11


Portanto fica claro, lendo o versículo completo que eles referiam-se a idiomas de diversas regiões, e não qualquer som sem sentido e sem compreensão como ensinam os protestantes pentecostais e carismáticos.

Além dos apóstolos, também existiram outros santos que tiveram esse dom, e Deus deu a eles por que tinha algum propósito importante, como São Pe. Pio de Pietrelcina, que ouvia confissões em diversos IDIOMAS e entendia todas, mesmo sem nunca ter estudado de fato nenhum outro idioma, só sabia falar italiano. 

Este é o verdadeiro dom de línguas bíblico, este é o que os santos ensinavam. Isto é dado a ALGUNS, não a todos! Não posso obrigar o Espírito Santo a me dar este dom, mesmo por que o que é visto na rcc por aí, é pura enganação e cópia pentecostal, e não tem nada a ver com os ensinamentos do catolicismo. 

Existe até mesmo um documento oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil), intitulado "Orientações Pastorais Sobre a Renovação Carismática Católica", Documento 53, com recomendações disciplinando certas práticas místicas no contexto da RCC, e condenando esta prática! 

Eis abaixo, um trecho do referido documento: 

"63 - Orar e falar em línguas: (...) Como é difícil discernir, na prática, entre inspiração do Espírito Santo e os apelos do animador do grupo reunido, não se incentive a chamada oração em línguas e nunca se fale em línguas sem que haja intérprete." 

A própria bíblia fala que se isso existir em lugares com mais pessoas, DEVE haver intérprete, provando que refere-se a idiomas e não qualquer som emitido sem sentido:

“Assim também vós: se vossa língua só profere palavras ininteligíveis, como se compreenderá o que dizeis? Sereis como quem fala ao vento.” (I Coríntios 14, 9) 

"Qual o valor de repetir palavras que ninguém entende, numa oração? A Bíblia diz que devemos orar com inteligência." (veja em I Cor 14,15).

"Se alguém falar língua estranha, que haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, que se cale na igreja, e fale consigo mesmo e com Deus.” (I Coríntios 14, 27-28) 

Absolutamente EM NENHUM LUGAR NA RCC isso ocorre da forma correta! Veja mais:

“...Como dirá ‘Amém’, sobre a tua ação de graças, aquele que ocupa o lugar dos simples, visto que não sabe o que dizes?” (I Coríntios 14, 16) 

“Prefiro falar na assembléia cinco palavras que compreendo, para instruir também aos outros, do que falar dez mil palavras em línguas estranhas.” (I Coríntios 14, 19) 

“Assim, as línguas são sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; enquanto as profecias são um sinal, não para os infiéis, mas para os fiéis. Se, pois, numa assembléia da igreja todos falarem em línguas, e se entrarem homens simples ou infiéis, não dirão que estais loucos?” (I Coríntios 14, 22-23) .

Continuando a análise de São Tomás de Aquino

“Porém, os coríntios, que eram de indiscreta curiosidade, prefeririam esse dom ao dom de profecia. E aqui, por ‘falar em línguas’ o Apóstolo entende que em língua desconhecida e não explicada: como se alguém falasse em língua teutônica a um galês, sem explicá-la; esse tal fala em línguas. E também é falar em línguas o falar de visões tão somente, sem explicá-las, de modo que toda locução não entendia, não explicada, qualquer quer seja, é propriamente falar em língua” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 178-179).

Temos aqui uma consideração importante. Para São Tomás, o “falar em línguas” pode ser entendido de duas formas:

a) falar em uma língua desconhecida, mas existente, como no caso de Pentecostes, no qual pessoas de várias línguas compreendiam o que os apóstolos pregavam.

b) a pregação ou oração sobre visões ou símbolos. 

E o doutor angélico confirma isso mais adiante:


“ ‘suponhamos que eu vá até vós falando em línguas’ (I Co 14, 6). O qual pode entender-se de duas maneiras, isto é, ou em línguas desconhecidas, ou a letra com qualquer símbolos desconhecidos” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 183).


Haja vista que a primeira forma de falar em línguas é suficientemente clara – ou seja, que é um milagre pelo qual uma pessoa, que tem por ofício pregar às almas, fala numa língua existente sem nunca a ter estudado – consideremos a segunda forma de manifestação desse dom, segundo São Tomás.
Neste caso, falar em línguas é uma simples predicação numa linguagem pouco clara, como, por exemplo, falar sobre símbolos, visões, em parábolas, etc:

“(...) se se fala em línguas, ou seja, sobre visões, sonhos (...)” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 208).

E ainda:


[lhes falarei] “ ‘Em línguas estranhas’, isto é, lhes falarei obscura e em forma de parábolas.” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200. Tradução e grifos nossos).



“(...) em línguas, isto é, por figuras e com lábios (...)” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200). 


Quem assim procede, isto é, usa de símbolos nas práticas espirituais, tem o mérito próprio da prática de um ato de piedade. Caso o indivíduo compreenda racionalmente o que diz, lucra, além do mérito, o fruto intelectual da ação. Assim, ‘falar em línguas’ sem fruto para o intelecto é, por exemplo, rezar o Pai-Nosso sem a compreensão devida dos mistérios nele encerrados:


“Quem faça sua oração salmodiando ou dizendo o Pai-Nosso, porém não se entendendo o que se diz, este tal ora em línguas.” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 190). 


Por favor caro leitor, releia o que se diz acima e compare com o delírio carismático.

Quem reza o Pai-Nosso, mesmo sem compreender perfeitamente o valor de suas petições, tem o mérito próprio da boa ação de rezar. Por outro lado, quem reza o Pai-Nosso com o conhecimento de seu significado mais profundo, lucra, além do mérito, a consolação intelectual da compreensão de uma verdade espiritual.

O que está sendo feito na Rcc nada mais é que uma cópia dos protestantes pentecostais, visto que o movimento tem aí sua origem. Nem mesmo nos estatutos da Rcc aprovados pela Santa Sé, existe oração em línguas, "repouso", profecias e todos estes abusos pentecostais, que nada tem de católicos.

Não se deixe enganar, os inimigos da Igreja estão dentro dela. (São Pio X).

Este artigo é apenas uma parte da refutação de tantos erros presentes no movimento carismático, se você quer acompanhar desde o começo, recomendamos o seguinte link: Estudo sobre as críticas do movimento carismático.

Fontes:
(1) Montfort.


4 comentários:

  1. Muito pertinente. Mas e quanto a glossolalia?

    Ela tbm tem respaldo bíblico em Romanos 8,26.

    "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis."

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Inefável é aquilo que não pode ser expresso, não pode ser interpretado. Por isso Paulo falava sobre a necessidade de um interprete. Ora, ser os gemidos inefáveis não pode ser expresso, a oração em gemidos inefáveis não podem ser expressa, a dita oração em gemidos inefáveis do Espírito Santo não pode ser aquela aludida pela R.C."C". já que nestas reuniões carismáticas há gemidos muito bem expressos (talvez em sílabas desconexas, mas expressa e em alto e bom som).

      Para um bom entendimento dos gemidos inefáveis o Espírito Santo, que habita em nós pela graça, pode pedir e de fato pede, e por nós intercede, e nós ora de forma que nós não podemos expressar. E nesse caso nada tem a ver com o balbuciar, algum som.

      Pergunta-lhe você já ouviu os gemidos do Espírito Santo?
      Eu nunca ouvi. Também duvido que alguém já ouviu.
      E alguém pode ouvir sussurros de outra “espírito” e achar que é o Espírito Santo...
      Agora o que o carismático diz o enrolar de línguas são gemidos do Espírito Santo, ora e quem dá garantias de que o Espírito Santo fala através da boca dos carismáticos?

      O enrolar de língua que acontece num terreiro de macumba seriam , gemidos do Espirito Santo?
      Isto bastaria para desacreditar a "prova" a que a R.C."C", diz à respeito do balbuciar carismático, entretanto, analisemos o contexto da frase, vendo todo o capítulo para saber sobre o que São Paulo está falando:

      Analisarmos Romanos 8. 17-18, vejamos o que São Paulo está falando. Ele fala dos gemidos de dores que os fies emitem Gemidos de dores que os fieis emitem. Gemidos de dor do mundo, como se pode ver em Romanos 8: 17-18:

      “Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiro de Deus e herdeiro de co-herdeiro de Cristo, mas isto se sofremos com ele, para sermos glorificados. Porque eu tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não tem proporção com a gloria vindoura, que se manifestará em nós”.

      Em romanos 8. 22-23 continua.
      “Porque sabemos que todas as criaturas gemem e estão em dores de parto até agora. E não só ela, mas também nós mesmos. Que temos as primícias do Espírito Santo, também nós gememos dentro de nós mesmos, esperando a adoção de filhos de Deus”.

      Portanto, os gemidos dos quais São Paulo se referem são os gemidos de dor proferido (internamente, isto é NÃO SÃO AUDÍVEIS), pelos fies que esperam um dia esta na felicidade eterna junto a Deus.

      E ele no trecho citado expressa como consolação, que o próprio Espírito geme, querendo dizer que o Espírito Santo orar por nós junto ao Pai, como “gemido inexplicável”.
      Porque os gemidos do Espírito Santo seriam inexplicáveis?

      Porque primeiro lugar eles não são audíveis, em segundo eles, não sendo audíveis, são inteligíveis, e em terceiro lugar, porque não tem cabimento a, mente humana compreender o pensamento de Deus, que é inescrutável.

      Portanto, este trecho da epistola de São Paulo, nada tem a ver com enrolar de língua dos carismáticos.

      Com relação às cartas de São Paulo, nós escreveu, segundo a sabedoria que lhe fala disto, nas quais algumas coisas difíceis de entender, que os indoutor e inconstante na fé, adulteram para sua própria perdição (2 Pedro 3, 15-16).

      Não temos condições de conhecer a “linguagem de Deus para Deus por motivos obvio”! Daí que não tem interpretação.

      Esse é o erro da interpretação particular dos protestantes, cada um lê esse trecho e interpreta como quer, sem a tradição da Igreja.

      Salve Maria.

      Excluir
  2. Aprendi que a oração em línguas não é só o ato revelado da ação do Espirito Santo em nós, mas um pedido a ele que por meio desses gemidos, sílabas que se combinam de maneira inteligível para nós seres humanos,ele possa transformar no inteligível para Deus, pedimos com o coração voltado às nossas alegrias e necessidades que não sabemos expressar que sentimos ser insuficiente pelo tamanho da alegria de estar naquele momento tendo oportunidade de falar com ele em meio a tantas outras súplicas. Não sei se estou certa, mas tenho vivido essa prática sem nenhum remorso, tenho sentindo muito forte a presença de DEus em mim, mas claro, não me recuso a dizer que tenho visto e desconfiado de muita coisa nos carismáticos. Mas jamais vou julgar todos pela irresponsável prática de alguns e muito menos desacreditar da RCC que foi criada por um propósito divino, senão não se teria tantos testemunhos de pessoas restauradas e renovadas.Estou aqui neste site porque tenho encontrado auxílios que amadurecem a minha fé, mas pela caminhada que tenho na Igreja e a fé em Deus, em tudo tenho tido prudencia para não acreditar em tudo, pois a Igreja tb é conduzida por homens, tanto que não é todos que falam a mesma língua, se todos ensinassem igualmente seria mais fácil acreditar em tudo, dentro de uma só congregação os padres cada um diz uma coisa, não façam isso na missa, o outro do mesmo carisma diz: Façamos todos juntos! Vem cá, não estão passando pela mesma escola? Acredito que além dos ensinamentos da Igreja mesmo fundamentado, Deus age em cada um individualmente e Ele é especialista em surpreender para que ninguém se ache certo mais que o outro. Eu já parei de me decepcionar com os homens, pois tenho aprendido pela experiencia da fé que a salvação é individual, o que claro não me diz que devo me omitir ao que é errado, o que claramente o é, eu falo mesmo, pois omissão também é pecado, mas sempre ao partilhar ou tentar ajudar alguém eu tenho dito ORE e escute o que DEUS tem a te dizer e sempre busque AUXILIO da Igreja, mas que sua decisão seja por DEUS, não pelos homens. Agradeço os seus alertas, mas não acredito que somente os santos ou quem está em estado de graça possa ter uma experiencia forte desse tipo com Deus. Quando Deus quer agir Ele age nem que antes pra entrar Ele mesmo precise limpar, e tudo tem um propósito no que Ele faz, quem o clama Ele vem cedo ou tarde Ele vem, se eu fosse atrás dos erros da Igreja a ninguém eu daria mais ouvidos porque todos somos falhos no que tentamos viver ou explicar.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.